TerçasCultas: uma história de amor

dezembro 18, 2017




 "Ninguém alguma vez escreveu ou pintou, esculpiu, modelou, construiu ou inventou senão para sair do inferno." 
- Antonin Artaud 


"El sueño de la razón produce mosntruos" por Franciso de Goya


 Hoje tenho perguntas para vocês: alguma vez olharam para a arte para além daquilo que conhecem da arte? Para lá do que é do conhecimento comum ou da opinião pública? 
Existiu algum dia em que decidiram sentar-se com qualquer forma de arte e, na vossa solidão, privarem com ela? Olhar a arte pela arte. 

Eu fi-lo a maior parte da minha (ainda curta) vida. A arte foi mais do que uma companheira ocasional; foi uma amiga, uma conselheira, o antídoto e também o veneno (e qual realmente a diferença entre ambos?), o lugar de descanso e, principalmente, a arte foi uma escolha.
Quando falo da arte como uma escolha não o faço deliberadamente pois refiro-me a uma escolha que nos acompanha para sempre. Uma escolha que, muitas vezes, conduz o nosso futuro: a literatura e as artes são a minha área de especialização académica. 
Mas, para vos ser 100% sincera (é esse o compromisso), esta escolha foi muito anterior. Foi escolha ainda antes de eu notar que era escolha.  - Arriscar-me-ia a dizer que sempre fez parte da minha identidade. 

 A história de como descobri que era a esta área que pertencia não foi fácil. Quem me vai acompanhando no instagram sabe que não escondo de todo o facto de viver com uma depressão e transtorno de ansiedade e pânico e sabe também da forma como é complicado para mim encontrar um abrigo no meio da tempestade cruzada que são essas doenças. Então, a literatura e as artes foram sempre o meu abrigo. O momento confortável dos dias que nunca eram confortáveis. A compreensão que muito dificilmente me chegou de alguém. O resto da história foi um amor que não vos conseguiria contar com justiça mesmo que continuasse o resto do post a tentar. 

Porque é a que considero a parte mais importante e acarinhada de mim ("a moça da cabeça nas nuvens") decidi hoje que, todas as terças-feiras vou partilhar um pouco dela convosco. A cada post vou deixar-vos um novo escritor, artista ou músico que, de alguma forma, admiro e me acompanhou de forma especial.  Poderão também deixar-me sugestões, estou sempre disposta a descobrir mais, - O conhecimento não ocupa espaço, já tinham ouvido? - e votar nos stories do instagram sobre quem preferem ler na próxima semana! 

 Espero que vos possa também oferecer um pouco deste abrigo e, se ainda não a compreendem, levar-vos a compreender e a gostar da arte e da literatura. Que me dizem? 


You Might Also Like

0 comentários